Personalização, eficiência e vendas impulsionadas por tecnologia que promete revolucionar a experiência de compra online em 2025.
A Inteligência Artificial (IA) é uma das principais tendências para 2025 e está se consolidando como uma ferramenta essencial para o crescimento do setor do e-commerce. Em um cenário global onde se estima que 2,9 bilhões de consumidores comprem bens online — representando 36% da população mundial — a IA desempenha um papel fundamental, contribuindo com cerca de US$ 31 bilhões (1,1%) para o crescimento total do setor em 2025, segundo dados da Statista.
Este impacto é uma resposta a expansão do mercado global de IA, com estimativas que apontam para um valor de US$ 244 bilhões em 2025, podendo atingir impressionantes US$ 827 bilhões até 2030, fazendo com que as tecnologias de Inteligência Artificial sejam um tópico essencial para empresas de todos os setores, especialmente para o e-commerce.
Para Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi – plataforma de automação de marketing omnichannel e inteligência artificial, as revelações não surpreendem “utilizar a inteligência artificial é uma vantagem para o setor de e-commerce, com a tecnologia é possível impulsionar a relação com os clientes, aumentar o número de vendas e otimizar processos”.
O estudo da Statista reforça essa visão ao apontar que mais de 50% dos e-commerces já implementaram soluções baseadas em IA, sendo que 30% possuem integração total. Isso demonstra como a IA está se tornando um diferencial competitivo no setor.
Nesse sentido, a E-goi demonstra o impacto positivo das soluções de AI no setor de e-commerce, com resultados de clientes que implementaram soluções no seu e-commerce:
- A Salsa Jeans registrou um aumento de 73% no ticket médio utilizando a ferramenta Send Time Optimization, funcionalidade que para cada destinatário, envia a mensagem à melhor hora no melhor dia.
- Um retalhista de brinquedos na Península Ibérica alcançou um aumento de 24% na taxa de conversão com campanhas baseadas em Next Best Offer (NBO), ferramenta de IA que analisa o comportamento do cliente para sugerir produtos/conteúdos relevantes, melhorando a experiência do utilizador.
- Um e-commerce na América Latina obteve um crescimento de 7% na taxa de cliques em campanhas personalizadas.
Estes casos exemplificam como a IA está revolucionando o e-commerce, proporcionando ferramentas avançadas para otimização de vendas e engajamento do cliente e destacam a importância de adotar soluções de inteligência artificial.