Olá pessoal!
Vez ou outra abordamos o tema criatividade, seja com dicas de como desenvolver esse perfil ou com ideias de como aplicar seu lado criativo de forma eficiente e proveitosa. Tendo em vista, a grande importância desse tema em todas as áreas profissionais, seja para agregar mudanças e melhorias à sociedade como para empresas públicas e privadas ou mesmo para o bem pessoal.
Hoje, falaremos sobre criatividade com o lixo. Em nossa correria diária há muita coisa descartada que poderia ser aproveitada, como por exemplo o papel, as latinhas de refrigerante, os fios de computadores… tudo o que pode agregar uma função e evitar o desperdício é cabível ao aproveitamento. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil produz 260 toneladas de lixo por dia. Para o Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), é possível estimar que até o ano de 2025, será produzido 2,2 bilhões de toneladas de lixo no mundo todo.
Tomando como exemplo o infográfico podemos ter noção de que cedo ou tarde, precisaremos dar um destino e uma reutilização adequada para o lixo. A princípio precisamos entender a palavra “lixo” não mais como uma expressão pejorativa, e sim como um mecanismo de mudança no presente que repercutirá positivamente no futuro.
Você pode estar se perguntando, o que criatividade tem a ver com lixo? Tudo! Vejamos alguns exemplos inspiradores de pessoas simples que com um olhar criativo e oportuno estão mudando a vida da comunidade em que vivem:
Orquestra de Reciclados de Cateura
A Orquestra de Reciclados de Cateura é um projeto idealizado pelo professor técnico ambiental Flávio Chavez e pelo músico Luis Szaran, sendo formado por jovens e crianças que moram ao redor do aterro de Cateura em Assunção, no Paraguai. A ideia é transformar o lixo em instrumentos musicais que imitam o som de violinos, violas, violoncelos, baixos, guitarras, flautas, saxofones, trompetes, trombones e instrumentos de percussão. Com isso é possível executar músicas clássicas, latino-americanas, músicas dos Beatles e até de Frank Sinatra.
O grupo já recebeu convites para se apresentar em diversos países como Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Noruega, Alemanha, França, Holanda, Espanha, Suíça, Palestina, Japão, inclusive o Brasil. O intuito desse projeto é gerar oportunidades para que esses jovens e crianças possam ter melhores condições de vida e assim construir um futuro melhor.
Nathan Devine
Nathan Devine é um morador de Gerringong, em Sydney na Austrália. Durante a infância ele ajudava na empresa de paisagismo e carpintaria da família. Sua parte preferida era o depósito de lixo, local onde tinha a liberdade para resgatar qualquer material descartado, reinventá-los e colocá-los para revenda. Assim criou sua própria comunidade a ReTrash. Um projeto que se tornou notório e conta com o apoio de 82 designers e artistas do mundo todo que também vislumbram no lixo um leque de possibilidades para a criatividade. Seu projeto deu origem a um livro recheado de idéias criativas a partir do lixo.
Outras ideias
Nas redes sociais e em sites de vídeos como Youtube, é cada vez mais fácil encontrar as famosas DIY, (sigla para ‘Do it yourself’ traduzido para o português “Faça você mesmo”). É muito comum dicas de customização, adaptação e reutilização de peças e objetos que seriam ignorados e jogados no lixo. Vale a pena conferir! Eu recomendo.
Lembre-se: para mudar o amanhã basta uma atitude sua!
Seja Criativo!