Marcas VS audiência: como grandes marcas constroem a audiência

Marcas VS audiência: como grandes marcas constroem a audiência

Por azariasjuniorhele

As marcas se destacam pela sua capacidade de impregnar em nossos sentidos cognitivos os seus ideais na promessa de nos permitir experienciar algo novo e diferenciado, por isso aqui vamos desvendar alguns dos segredos ou métodos responsáveis por criar marcas poderosas que existem no mundo.

1.Brandable Name

Um brandable name é um nome que a priori não é relacionado à algo que exista, é um nome em que o significado dele é dado pela narrativa construída e pelo trabalho que é executado ao longo do tempo de vida do negócio, e para que isso aconteça é necessário que uma boa estratégia de branding seja executada pois é só com ela que se pode diferenciar um produto ou serviço de outros similares e com isso influenciar a decisão final do consumidor.

2. A promessa

O facto de uma companhia de telefonia móvel ter saído do TUDO BOM para O FUTURO É TUDO BOM VAMOS e daí para LIGADOS TEMOS TUDO BOM, é nada mais nada menos que a promessa, é reiterar e reafirmar a sua existência ao consumidor.

O relacionamento só se firma quando há uma promessa, esta promessa é tão grande que tem o poder de transformar a narrativa da marca durante esse processo, ela afeta a forma como a marca vai se apresentar aos seus clientes, afeta a forma de vestir e de falar dos colaboradores, ou por outra uma promessa não é apenas uma declaração É UM ESTILO DE VIDA… Confira a seguir como a promessa é apresentada aos clientes.

3. Taglines/slogans

Os taglines não são somente elementos complementares dos logotipos, antes, definem a narrativa, definem o brand statement (declaração de marca), eles ressonam a promessa e a deixam exposta como sendo a moeda de troca no relacionamento entre marca e cliente, entenda que o processo de brand empowerment só e constituído a partir do momento em que uma promessa é dada, veja alguns exemplos de promessas.

  1. É POSSÍVEL
  2. Think Different
  3. Just Do it

4. GÊNERO e TOM DE VOZ

Esta parte é bem interessante, pois ela vai ajudar que a marca se aproxime o máximo dos seus usuários. O Gênero surge quando ao interagirmos com a marca temos a mera sensação de que estamos a interagir com alguém real, alguém que está a comunicar connosco diretamente e que está disponível para resolver e responder a todos os nossos anseios, este género é geralmente impregnado nas campanhas veiculadas na TV e em material impresso é a forma como a marca se apresenta.

Faça uma análise:

Que tipo de gênero pessoal tem vem em mente quando ouves o nome NESTLÉ, KELLOGS, NIKE, ou qualquer outra marca, estas marcas transmitem de forma sutil uma narrativa de alguém que é próximo de nós e que nos conheça, mas veja que os géneros também podem ser indefinidos, isto ocorre quando a marca decide não se personificar, mas ainda assim consegue ocupar o seu espaço na sua audiência.

5. Hábito

Se você precisa que sua marca se destaque e seja consumida você precisa gerar o hábito nas pessoas ou nos seus consumidores veja que o hábito é construído a partir de 3 elementos cruciais nomeadamente: O produto > a deixa/gatilho > e a recompensa.

O produto

O produto é baseado na tua oferta/promessa, o que é que tem a disponibilizar no mercado, veja que esse empacotamento não se limita somente no produto físico, mas também nas sensações e emoções entregues durante o processo de experiência de marca.

O Gatilho

O Gatilho é necessariamente o que fará com que a audiência se lembre de si, é o que incentiva a tomar determinada ação em relação ao seu produto.


A Recompensa

A recompensa, nada mais nada menos que aquilo que usuário usufrui devido a ação que desenvolveu, importa referir que é necessário que a mesma esteja em peso de igualdade com a promessa/oferta para que assim consiga melhor gerir as expectativas.

Portanto estabelecer uma marca e ser memorável necessita de mais elementos do que os destacados aqui, necessita de mais pesquisa, estratégia e segmentação, mas não menos importante necessita de tempo isto porque conseguir implementar estas estratégias levara certo tempo, tanto para a marca que deve conseguir se ajustar às necessidades do mercado tanto para o consumidor que deve ser treinado sobre a existência da marca para que lhe seja possível experienciar novos modelos inovadores que facilitaram o processo de apropriação da marca.

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3 Comentários

Anônimo 2 de março de 2023 - 11:47

Interessante artigo.

Responder
Jonas Terceiro 2 de março de 2023 - 09:48

Espetacular o seu artigo Mano. ?

Responder
Enes Alberto 2 de março de 2023 - 09:43

Óptimo artigo Azarias

Pois a construção de uma marca forte e memorável é um processo complexo que exige planejamento, investimento e comprometimento ao longo do tempo. Além disso, é fundamental adaptar-se às mudanças no mercado e atender às expectativas dos consumidores para manter a relevância da marca.

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