Responsável por deixar a primeira impressão e fixar a marca, o logotipo aparece em várias partes da empresa e em seus produtos.
Na hora da aplicação do logo em algum material, o designer fica muito atento para seguir o padrão e as proporções. Essa preocupação não é à toa, eles passam horas ou até dias para planejar um logo que transmita o que a empresa faz, através de símbolos, cores e traços. Provavelmente você que é profissional da área ou estudante já sabe disso, mas você que é um curioso pelo assunto, a maioria dos logotipos é além do que você enxerga pela primeira vez.
Vamos analisar alguns logos de empresas do Brasil:
Itaipu Binacional
A usina hidrelétrica de Itaipu, faz parte tanto do Brasil quanto do Paraguai. A imagem se refere as comportas da usina, uma para cada lado, se referindo que a empresa faz parte dos dois países e as cores remetem a cor da bandeira de cada país.
SBT
Depois de muitos anos com o mesmo logo, o SBT decidiu trazer um ar mais moderno. No site do canal tem uma breve definição, “a composição 2D, que sobrepõe várias elipses coloridas, simbolizando a agilidade, a modernidade e o constante processo de evolução da emissora”.
Banco do Brasil
Com um formato diferente, o logotipo do Banco do Brasil, tem um enigma que muitos já sabem, mas para perceber do que é formado a imagem leva um bom tempo. O logo é formado por dois “b” entrelaçados e as cores remetem ao amarelo e azul da bandeira brasileira.
Muito além de saber desenhar, o designer tem que estudar sobre semiótica, gestalt, psicodinâmica das cores, tipologia entre outros assuntos. Também tem que possuir persistência para criar vários rascunhos, uma boa dose de criatividade e se atualizar sempre.
Muitos logotipos que encontramos, exigem um tempo para interpretar e compreender a mensagem. Não podemos esquecer que o logo é uma representação gráfica da empresa, serve como referência para os consumidores e que precisa estar presente na lembrança de marca.
Imagens: SBT, Itaipu, fanpage Banco do Brasil, Pão de Açúcar.