Design

O legado criativo de Zaha Hadid

Você deve conhecer algum trabalho de Zaha Hadid, certo? Ela é um nome certo quando o assunto é arquitetura, mas não pense você que ela parou por aí. Falecida no dia 31 de março de 2016, a iraniana-britânica deixou um legado com diversas obras em vários campos de atuação. Sempre desafiando a si mesma no processo criativo, Hadid foi uma incansável pesquisadora de suportes, onde expressou sua imaginação em peças icônicas.

Natural de Bagda, no Iraque, foi a primeira mulher a vencer o Prêmio Pritzker, o maior prestígio na arquitetura, além de muitos outros ao longo de sua carreira. Suas obras têm um quê de futurístico, revelando todo o seu estilo e personalidade. Com construções grandiosas ao redor do mundo todo, ela ficou conhecida do grande público por sua ousadia marcante nos projetos, que saltam aos olhos logo à primeira vista.

Hoje, porém, o foco não será direcionado ao seu trabalho arquitetônico, que é incrível, mas sim a outros produtos que a arquiteta criou com o mesmo emprenho e dedicação, expressando toda a sua diversidade criativa.

Centro Cultural da Juventude Nanjing, China

Zaha colaborou com a marca Melissa para a criação de um sapato que lembrasse esteticamente seu estilo, mas sem perder a essência da marca. “A nossa intenção era a de criar um sapato que explorasse novas possibilidades em termos de design e técnicas de manufatura”. A marca disse ainda que desejava fazer algo que transcendesse um sapato, mas que fosse uma obra arquitetônica para os pés.

Melissa por Zaha Hadid

Em 2015 foi a vez da iraniana colaborar com Pharrell Williams para a coleção Supershell, da Adidas, onde o cantor convidou quatro artistas contemporâneos para reinventar um clássico da marca.

Coleção Adidas por Zaha Hadid & Pharrell Williams

Ainda em colaboração com o mundo da música, no BRIT Awards 2017, maior prêmio da música britânica, a estatueta entregue aos vencedores foram projetadas pela arquiteta.  “Nosso projeto expressa a inabalável convicção de Zaha no progresso e otimismo no futuro e na quebra de normas. O maior desafio foi criar algo diferente criando algumas linhas guia, mas ainda sim atingindo um resultado reconhecível para o público”, lembrou o Diretor de Projetos do escritório de Zaha Hadid, Maha Kautay, que trabalhou na estatueta após o falecimento da artista.

Estatueta BRIT pelo projeto de Zaha Hadid

O mais recente produto lançado criado pela arquiteta e sua equipe é uma coleção de joias em parceria com a marca romana Bvlgari. A coleção B.Zero 1 Design Legend foi a última colaboração de Zaha antes de sua morte, e tem como uma de suas inspirações as formas do Coliseu, em Roma. As peças, compostas em ouro rosé e branco, têm as características próprias da marca, sem deixarem de lado o movimento e a harmonia de Hadid.

Bvlgari por Zaha Hadid

Já deu para ver o porquê de tanto sucesso durante a carreira, né?! Com tantos projetos, fica difícil escolher só um para chamar de preferido. O escritório de Zaha Hadid continua em funcionamento, e promete continuar seguindo as ideias de sua criadora.

Clique aqui para comentar ( )