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O marketing cinematográfico

Por Nataly Rivas

Uma coisa que percebi faz pouco tempo, mas sempre esteve presente na minha vida e de muitos, é a publicidade de filmes e isso também envolve séries, desenhos, novelas e entre outros programas de entretenimento. Provavelmente você nunca percebeu (ou sim) que existe todo um marketing por trás dos filmes, já que ficamos maravilhados com os trailers que são divulgados, os outdoores super bem elaborados, as ações que interagem com as pessoas, entre outros métodos de divulgação do filme que será estreado.

Aqui vou abordar sobre as estratégias de propaganda dos filmes, como uma obra cinematográfica pode ser divulgada e a grande relação que tem com os espectadores.

Vamos começar pela adaptação. Para dar um “tiro” certeiro, é melhor optar pela aproximação cultural do país ou região para divulgar o material, escolher preferências locais ou algo que está no gosto do povo é uma boa maneira de se chegar ao público-alvo. Um exemplo é no filme Minions (2015), para fazer a divulgação e chegar mais próximo dos brasileiros, o cantor Michel Teló interpretou a música tema do filme em português e ainda fez um vídeo clipe junto com os personagens.

 

Agências de publicidade e propaganda são contratadas para elaborar toda a estratégia de marketing, ou melhor, marketing cinematográfico, onde aplicam todos os conhecimentos da área para divulgar o filme, não deixando de fora as ações promocionais e as pesquisas.Vale lembrar que nem todos os filmes recebem um grande investimento em sua divulgação, os escolhidos são os que prometem ser sucesso da temporada.

Uma ação que é utilizada são as réplicas dos personagens dos filmes, no exemplo abaixo o beagle mais famoso do mundo, Snoopy na frente do Estádio do Pacaembu, jogando bola e com o uniforme da seleção brasileira de futebol (adaptação cultural), na época da estreia do filme Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme (2016).

snoopyEstátua do Snoopy na cidade de São Paulo.

Não podemos esquecer que um filme não é apenas a concretização de um roteiro, ele é considerado como fonte para vários produtos (camisetas, cadernos, canecas etc.), isso mostra que a pessoa que comprou se identifica com a “marca” e faz propaganda de graça quando circula pelos lugares. Isso vale tanto para filmes que vão estrear e que já tem produtos e outros que já estrearam.

star warsCamiseta do Darth Vader- Star Wars

Vários materiais e recursos são usados para fazer a divulgação, observe alguns exemplos:

jbbr_skyfall_display2 Display de cinema do filme 007- Operação Skyfall (2012).

7f1caa6e3f671c62d25cf219b2e5200eMarketing de guerrilha do filme Kung Fu Panda (2008).

xg_cartaz_4mbPoster do filme Xingu (2012).

20183928688633Adesivagem no trem do Japão, do filme Star Wars: O Despertar da Força (2015).

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O autor e o ator do filme Cidades de Papel (2015) no Brasil para fazer divulgação.

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Front light criativo do filme Quarteto Fantástico (2015).

Muitas ações são realizadas com o objetivo de chegar até o seu público e também ter retorno financeiro. A maioria desses materiais não estão no modo imperativo e sim pretendem agradar os olhos e despertar a curiosidade. Parece natural essa forma de comunicação e que está só para informar que tem um filme por estrear.

 

Imagens: Studio Geek, JCS Produções, Pinterest, TecMundo, Universal Pictures Brasil.

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