Design

O supermercado da Tailândia usa embalagem inovadora de folhas de banana para evitar o uso excessivo de plástico

Ser inovador é um dos pré-requisitos do nossos jobs (ou deveria ser). Pensando nisto, um supermercado da Tailândia inovou em uma solução prática e inteligente para reduzir o uso excessivo de plásticos ao embalar frutas, como vemos de costume em vários supermercados.

Supermercado Rinping, em Chiangmai, na Tailândia

A inovação provém do Supermercado Rimping, em Chiangmai, na Tailândia. A ideia não foi divulgada pelo próprio supermercado, e sim pela empresa imobiliária Perfect Homes, localizada em Chiang Mai. Esta empresa postou, em sua página no Facebook, fotos da embalagem de folhas de bananeira transformando esta ideia em um sucesso na Tailândia. Os produtos são embalados em folhas de bananeira e presos com elástico.

Sabemos bem a magnitude do problema com o plástico. Segundo os dados da Organizações das Nações Unidas (ONU), a cada minuto, milhões de garrafas de plástico são produzidas, porém cerca de 8 a 13 milhões de toneladas desse material impactam os oceanos. Durante 150 anos, mais e 40% de todo o plástico produzido foi utilizado apenas uma vez antes do descarte e apenas 9% foi reciclado. Por este motivo, este material ganhou o centro dos holofotes em todo o mundo.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente divulgou uma triste notícia afirmando que até 2050 haverá 12 bilhões de toneladas de plástico em aterros sanitários, no meio ambiente e nos oceanos. Nesta estimativa, as maiores contribuições são pontas de cigarro, garrafas plásticas de bebidas, embalagens de alimentos e sacolas. Ou seja, se continuarmos assim, teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos.

Neste caso, utilizar folhas de bananeira ao invés de plástico é um excelente caminho em direção a sustentabilidade, já que são grossas e flexíveis o suficiente para serem dobrada. Claro que o rótulo colado na embalagem sustentável é produzido com plástico. Apesar disto, esse método reduz imensamente a quantidade necessária de plástico.

Esta ideia é antiga em parte. Outras regiões usam a folha de bananeira na culinária. Por exemplo:  Em algumas regiões tropicais do México, o prato tradicional da culinária mesoamericana nomeado de “Tamal” é enrolado nas folhas de bananeira. Para proteger o animal das rochas quentes, os havaianos embrulham o suíno durante o assamento com as folhas. E no sudeste da Ásia, as folhas são usadas para embrulhar o arroz doce.

Embora a iniciativa do supermercado ter sido muito elogiada, alguns apontaram que isso não parece ser uma eliminação completa das embalagens plásticas. Mesmo assim, como muitos mencionaram, é um ótimo primeiro passo.

Clique aqui para comentar ( )