Publi e MKT Perdigão faz Angélica comer cachorro quente em novo comercial

Perdigão faz Angélica comer cachorro quente em novo comercial

Por Diogo Mattos

Nesta última Terça-feira, 20, foi pro ar o comercial da Perdigão que mostra a apresentadora Angélica, acompanhada de seu marido, o também apresentador Luciano Huck, saboreando um belo cachorro quente. Até aí tudo bem, mais um simples comercial da marca. Porém, o fato de Angélica ser vegetariana há 27 anos, o que já foi anunciado nacionalmente por ela mesma em seu programa, muda tudo. Se você imediatamente associou ao polêmico filme da marca Friboi com Roberto Carlos, eu também e te convido agora a saber o que a Perdigão e eu temos a dizer sobre isso.

O filme

O comercial (veja ao final do post) começa mostrando uma alegre festa em casa, com muita criança, comida e bebida. Então, a apresentadora aparece servindo seus convidados com nuggets e quando volta ao jardim, depois de servir e sorrir a todos, ela rouba um cachorro quente da mão de Luciano e come um bom pedaço, com uma cara de satisfação enorme. O filme então se desenrola, terminando com a protagonista oferecendo um nugget ao marido, que come e sorri alegremente.

A Polêmica

Quando li o artigo sobre o pré-lançamento e vi o anúncio no ar, imaginei logo que haveria uma nova indignação, inclusive por conta da semelhança do fato com a também polêmica campanha da Friboi com o rei Roberto. O fato de ambos os astros serem vegetarianos há alguns anos me soou um pouco como cópia ou plágio para gerar um buzz e alavancar o vídeo da marca alimentícia. Por outro lado, há também comentários maldosos no Twitter dela, acusando-a de ter voltado a comer carne só para ganhar dinheiro, criando até o verbo “Robertocarlizar” para criticar. Além de comentários como esse, inúmeros memes (veja alguns na galeria abaixo) surgiram e o burburinho negativo tomou conta da web.

O fato que mais causou indignação foi ela própria ter declarado ao site de seu programa, em Março de 2014, que desde seus 12 anos ela decidiu não comer mais carne de “animais fofinhos”, incluindo aí o porco, carne presente na salsicha Perdigão comida por ela no comercial.

Respondendo as críticas, a assessoria de imprensa de Angélica comunicou a imprensa que a própria estrela declarou, quando o filme foi lançado, que gosta de salsicha e come cachorro quente normalmente e que por isso decidiu fazer o anúncio.

Cutucando a onça com vara curta

Verdade ou não, por dinheiro ou não (coisa que aliás ela já tem de sobra), o vídeo trouxe uma propaganda negativa a mais uma marca. Mesmo que tentem amenizar ou justificar o ocorrido, uma vez que memes e julgamentos se espalharam na Internet, já não há mais como conter a mídia contrária gerada. E assim como no caso da Friboi não duvido nada que o comercial saia do ar ou que a estrela reincida o contrato com a empresa alimentícia.

Nesse sentido, fico pensando como um gerente ou diretor de marketing possa aprovar ou ter uma ideia tão controversa como essa. Não tiro o papel do criativo e do atendimento da agência que passaram para frente uma peça que estava na cara que ia gerar um recall péssimo para a marca. É preciso estar atento a repercussão, pois já havia um recente exemplo e eles ainda insistiram na mesma estratégia errônea.

Assista o filme:

Agora que você já viu o filme, o que acha? Não deixe de deixar seu comentário com sua opinião, dúvida ou sugestão. Tudo será bem vindo, afinal, você é a nossa inspiração.

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail