Design

Por que os monitores ultrawides facilitam o trabalho de design?

Tamanho do objeto pode melhorar trabalhos com fotos e projetos no Photoshop, por exemplo

Muitas pessoas passam horas na internet buscando dicas para comprar um monitor de qualidade. Essa tarefa é especialmente árdua para aqueles que trabalham em frente ao computador, como os profissionais de design. Escolher um bom monitor para visualizar seus projetos de design não é tarefa fácil e esta escolha afeta diretamente a qualidade de seus projetos. 

Uma tela ampla permite abrir várias janelas na tela, sem que elas sejam escondidas atrás uma da outra. E ao usar o Photoshop ou outro aplicativo de edição, você pode ver todas as suas ferramentas e paletas em torno do seu espaço de trabalho. Isso facilita muito a multitarefa; permitindo visualizar e editar fotografias todas

Especialistas da área afirmam que parte dos problemas relacionados à variação de cores em projetos impressos ou digitais acontecem por causa do monitor. Você passa o tempo todo olhando para ele e nem imagina o quanto ele é importante para que o seu trabalho fique impecável. Por isso, monitores ultrawides podem acabar com esses problemas.

Imagem: Luke Peters

Primeiro de tudo, vamos explicar o que torna um monitor ultrawide. Os monitores widescreen tradicionais têm uma proporção de 16: 9. No entanto, os monitores ultrawides têm uma proporção de 21: 9. Portanto, embora tenham a mesma altura, são muito mais amplas, oferecendo muito mais espaço para trabalhar sem a necessidade de configurar vários monitores na mesma mesa. Também há um número crescente de monitores que apresentam proporções ainda maiores de 32: 9.

Algumas dicas são fundamentais quando falamos da escolha de um monitor ultrawide. Devido à ampla relação de aspecto, você precisará de um monitor grande para garantir que a altura vertical da tela não seja muito curta. Procure um que tenha pelo menos 34 polegadas de largura. 

Você também deve garantir que o monitor tenha alta resolução. Embora alguns monitores ultrawides tenham resolução 2.560 x 1.080, achamos que a resolução vertical 1.080 é muito baixa, fazendo com que os monitores se sintam “mais apertados”. Se o seu orçamento permitir, sugerimos que você compre no mínimo um monitor 3.440 x 1.440.

Outra dica  é que, quando for comprar um monitor é fundamental verificar se ele possui tecnologia IPS. A tecnologia IPS (In-plane switching) é uma variação da tecnologia LCD. A diferença está nos cristais líquidos, que são alinhados horizontalmente ao invés do tradicional alinhamento vertical. 

Isso permite que o sistema chegue a taxas de atualização de até 240Hz (numa comparação direta, as telas convencionais de LCD têm uma taxa entre 60 e 75Hz). O resultado disso é um maior ângulo de visão: 178°, isso permite que o usuário possa olhar a imagem mais de lado ou de cima/baixo sem que a imagem altere suas cores drasticamente como ocorre em um monitor LCD tradicional.

Clique aqui para comentar ( )