Enfim chegamos na profissão não tão conhecida porém das mais importantes da área da Moda, a modelista, a pessoa responsável por concretizar as roupas desenhadas pela estilista.
A primeira coisa que a modelista faz é receber e interpretar o croqui e o desenho técnico elaborados pela estilista afim de ter uma melhor noção de como a peça deve ficar quando vestida no corpo dos consumidores. Após essa etapa de análise, essa profissional elaborará os moldes.
Para a elaboração desses moldes a modelista pode utilizar de 2 métodos, a modelagem plana e a Moulage; a primeira técnica pode ser feita tanto manualmente como também digitalmente com o auxílio de programas CAD como o Audaces, no método manual a profissional deve considerar todas as medidas da peça, sem esquecer de recortes, pences, pregas, zíperes, transpasses e passar isso para o papel pardo com o auxílio de réguas próprias para isso que são 2 réguas curvas e um esquadro, após fazer a construção dos moldes para a confecção da peça piloto, que é um protótipo feito com tecidos e aviamentos semelhantes a peça real, esse processo é acompanhado pela modelista e pela estilista.
Após a aprovação da piloto, a modelista deve criar a grade de tamanhos da peça para que ela possa ser produzida em larga escala. Abaixo coloquei algumas imagens para ilustrar esse processo que não é nada simples.
Apesar de bem remunerada, é um setor em que falta profissionais para a realização dessas tarefas (depois da galeria acima já dá pra entender o porquê, né?).
Bem,é isso pessoal, esse foi mais um post da série sobre profissões da área da moda, fiquem ligados para acompanhar o próximo artigo. Obrigado por me acompanhar.