Seguindo com a série de profissões na área da Moda, hoje vou falar um pouco do pessoal que trabalha na lojas além dos vendedores.
O vitrinista e o profissional de visual merchandising, que também pode ser chamado de VM, realizam funções bem parecidas porém em diferentes setores da loja.
O profissional de VM é responsável por criar e manter um padrão estético na área interna da loja. Quando se trata do projeto inicial é necessário que o VM indique como será o visual da loja, desde mesas expositoras, até balcões, araras, manequins, piso, cores das paredes, enfim, grande parte do que pode influenciar o consumidor a efetuar compras da maneira mais dinâmica o possível.
Depois da loja estar pronta, esse profissional é responsável por organizar as roupas, cada tipo de roupa em um lugar diferente da loja para que as pessoas saibam para onde devem seguir dentro da loja dependendo do que procuram. É mais que claro que o VM também tentará ’empurrar’ algumas coisas que o comprador ‘não sabia’ que queria comprar, posicionando essas roupas em locais estratégicos do espaço.
Dentro das lojas, os VMs dividem os espaços como frios e quentes, sendo os quentes lugares em que há um grande trânsito de pessoas, e os frios, onde não há muita circulação. Nos espaços quentes, normalmente os VMs acabam colocando os produtos mais caros pois nesse lugares há mais chances de compra, normalmente esses lugares quentes são pertos dos caixas e na entrada da loja. Já nos espaços tidos como frios, normalmente são colocadas as peças em promoção, para atrair o cliente a circular naquela área e consequentemente comprarem algo naquela seção.
Além disso, os VMs também se responsabilizam por manter a organização da loja, os manequins sempre vestidos de acordo com a coleção, e também de trocar peças das araras e expositores de semana em semana.
Dosponibilizei abaixo alguns projetos que eu acho legais se tratando de interiores de lojas.
Já os vitrinistas são os responsáveis por comunicar de foma rápida o que os compradores encontrarão no interior da loja como também divulgar campanhas e coleções vigentes da marca, algumas vezes são os próprios VMs que acabam fazendo a vitrine dependendo da empresa.
Esse profissionalé de extrema importância para a loja, pois deixará claro o público-alvo a quem se destina a marca e a coleção. As vitrines podem ser elaboradas apenas com manequins fazendo com que aspessoas possam ver o interior da loja mesmo do lado de fora, como também de combinações entre manequim e fundo, manequim/fundo/objetos , manequim/fundo/splashes de promoções , manequim/iluminação, enfim, aí vai da criatividade do profissional e o ideal de cada empresa.
Separei abaixo algumas imagens de vitrines que acho interessantes. Muitíssimo obrigado por lerem.