Os meios de comunicação estão cada vez mais alternativos. Com o comodismo e excesso de trabalho dos receptores, é preciso buscar soluções para atraí-los. O avanço tecnológico, a concorrência entre o computador e as telecomunicações, a integração de serviços com dados, voz e imagens e a fácil acessibilidade, possibilitou uma maior democratização das informações. O designer como comunicador visual, inserido nesse cenário, deve valorizar a mensagem que a empresa quer levar, descobrindo suas possibilidades de aplicação, aproximando o público da marca. Assim colocamo-nos a inventar maneiras, formas e modos.
Informações rápidas e cada vez mais próximas, na palma da mão, por assim dizer. Essa é a definição de apps, facilitar a vida, um acesso direto a serviços de notícias, informação meteorológica, jogos, serviços de mapas, com geo-localização através de GPS ou utilitários do mais variado tipo de finalidades.
Nessa corrida, entre o funcional e o promocional, a divulgação das características culturais e traços de outros meios comunicacionais se tornaram um diferencial ao aproximar o receptor do seu meio ambiente e suas raízes, uma comunicação que gera identificação. Não só expectador da mensagem o receptor se torna executor. É assim que consegui definir o App que leva a ideia central da campanha e imagem da marca que apresento a vocês no final da matéria.
O aplicativo criado pela empresa tem o nome bem peculiar, “Extrato da sua vida”. Refletindo um pouco, tiramos extratos em bancos sempre que precisamos nos organizar nas contas, buscamos extratos para saber se podemos gastar mais, para saber se conseguimos pagar todas as contas, para imaginar o que fazer se o dinheiro faltar, e por ai vai. A ideia principal do App já é uma jogada que rapidamente cai na memoria funcional. Por que não tirar um extrato da vida, do que eu estou fazendo, onde estou em falta, parece fantástico. E assim, lá vamos nós instalar mais um aplicativo. Mas o incrível é que quando terminamos de usá-lo, no seu grafismo simples, cores bem selecionadas, é impossível não dar um clique no nome da empresa que fabricou, só pra ver se continua.
O projeto apresenta a capacidade da readaptação da mensagem transmitida de um meio unicamente visual e intuitivo para algo plausível e que pode ser experimentado. A empresa consegue continuar em sua página na Rede social a elencar uma série de possibilidades de novas experiências que podem ser vividas, podendo entrar assim naquele “Extrato da vida”. Deixa de ser apenas uma imagem, para ser uma experiência na linguagem visual utilizada em todas as peças apresentadas na Rede Social.
Vale a pena o clique de viajar na ideia por alguns instantes. Criatividade que inspira se não o trabalho, a vida.
http://extratodavida.hsbc.com.br