Educação Recife é a capital com o maior número de alunos em Tecnologia no Brasil

Recife é a capital com o maior número de alunos em Tecnologia no Brasil

Por Iran Pontes

Capital pernambucana lidera o ranking. Mobilização de instituições de educação e inovação para qualificar estudantes e gerar mão de obra explicam, em parte, essa alta.

Recentemente, foram divulgados os dados do Censo de Ensino Superior 2021, que mostraram um aumento expressivo em Recife no número de estudantes de TI: 20% em matrículas entre 2019 e 2021 na área de tecnologia, o que coloca a capital pernambucana na liderança do ranking. A cidade foi de 5.711 alunos em 2019 para 6.746, contabilizando 15% de estudantes para cada 100 mil habitantes. O trabalho de uma série de instituições no ensino em tecnologia chama atenção como um dos pilares para esse aumento de matrículas em Recife e, claro, a consolidação da região como formadora de profissionais capacitados para a área. E aqui a CESAR School tem um papel relevante: a instituição propaga o aprendizado através da inovação e da prática em cursos de graduação, especializações, mestrados profissionais, extensão e programas educacionais. “Temos observado essa tendência há muitos anos, pelo menos desde os anos 2000. O processo de transformação dos negócios com o entendimento do mundo digital tem demandado mais profissionais da área de tecnologia e isso leva a uma maior demanda para os cursos. Aqui na CESAR School temos três cursos e planejamos até o ano que vem lançar mais sete na área de tecnologia para atender a essa demanda crescente”, diz Benedito Macedo, Diretor Executivo da CESAR School.

O especialista aponta alguns cursos e áreas em alta: ciência da computação, engenharia da computação, sistemas de informação, engenharia de software, entre outros. Neles, é fundamental a habilidade de desenvolver um código, dado que esta é a maior demanda do mercado no momento para quem desenvolve software. As áreas de inteligência artificial, análise de dados e segurança cibernética também estão em alta. “Cursos de tecnologia podem ser percebidos como ‘do futuro’. Existe uma demanda alta que deve seguir pelos próximos 10 ou até 20 anos. Hoje já vemos iniciativas de computação sendo usadas para genética, desenvolvimento de novos remédios e tratamentos. Então existe essa fusão entre a chamada ‘ciência da vida’ e a tecnologia da informação e parte da computação. São cursos muito promissores”, diz o Diretor Executivo da CESAR School.

Sobre a CESAR School

A CESAR School, escola de inovação do CESAR, trabalha com o método de ensino PBL (Problem Based Learning), uma metodologia que desenvolve conceitos, teorias e práticas a partir de problemas reais do mercado, formando, assim, profissionais mais completos e com um senso crítico mais aguçado.

Além disso, o centro de ensino faz parte do ecossistema do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e de inovação do Brasil, com mais de 200 empresas, localizado na capital pernambucana. Uma oportunidade única de se conectar com centenas de profissionais e entidades de todo o país.

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas

 

Orgulho de ser de Pernambuco

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2023  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A