Quando estava no meu curso de graduação em filosofia, um professor meu me disse, em 2015, que haveria um apagão de professoras e professores devido aos problemas da profissão. Ser professora no Brasil não é e nunca foi fácil, isso não é novidade para ninguém. Mas, essa fala me fez e faz pensar no futuro da educação.
Hoje, quase 10 anos depois dessa fala, depois de pandemia, crescimento do EAD (Ensino a Distância) alguns profissionais da educação ainda sofrem com ao se relacionar com a tecnologia colocando ela como uma “inimiga” da educação. Um ponto interessante de se pensar, também, é que diversos setores da sociedade, como indústria e agronegócio cada vez mais se desenvolvem com o uso da tecnologia e a educação cada vez mais fica pra trás conforme a tecnologia desenvolve.
O ponto aqui é: enquanto profissionais da educação temos que inserir a tecnologia em nosso meio e trazer nossos colegas profissionais para junto disso, mostrando que a tecnologia não é nossa inimiga. Podemos ser super BFFs.
O processo não será fácil, pois precisamos de formações pedagógicas que abordem esse assunto e muitas vezes vamos precisar de profissionais de outras áreas para nos ajudar a reconstruir e transformar a educação.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, uma das habilidades do futuro é o Uso, monitoramento e controle de tecnologias. Talvez essa habilidade seja algo que precisa ser pensado e desenvolvido agora, no presente, pois independente da área o conhecimento das tecnologias e tendências tecnológicas podem contribuir muito profissionalmente, principalmente na educação.
Para inserir a tecnologia na educação é necessário desenvolver novas perspectivas na forma de educar, repensar o processo de ensino-aprendizagem e metodologias, buscando sempre fazer com que o estudante engaje no que está sendo proposto de maneira autônoma e criativa. Entretanto, é preciso fornecer formações tecnológicas para as pessoas docentes, para que assim possam se sentir seguros e confiantes na hora de usar a tecnologia em sala e inovar cada vez mais suas aulas.