design indiano
Design

Design inspirado na cultura indiana

A cultura indiana é repleta de cores, formas, além de simbolismos e profundos significados. Em um outro artigo que escrevi há um tempo, sobre esse povo e elementos para se inspirar, mostrei que podemos desenvolver vários trabalhos, tendo como resultado artes coloridas, que transmitem alegria e vida, tanto para o material gráfico como para o digital.

Para saber sobre esses elementos e se inspirar, é só clicar aqui.

A embalagem é uma ferramenta de marketing, responsável muitas vezes por potencializar as vendas e se destacar das marcas concorrentes no PDV. Além de transmitir o posicionamento da marca e facilitar a compreensão das informações do produto, pode influenciar diretamente na decisão de compra.

É comum encontrar embalagens com referências de outros povos, como expressão da cultura do país de origem da marca ou do produto em si, transmitindo assim valores.

Logo será apresentado vários exemplos, em que criativos aplicaram os componentes da cultura indiana em embalagens e rótulos de diversos tipos de produtos. Alguns são de marcas indianas, outros apenas de produtos que pertencem a tradição da Índia e os demais têm apenas a cultura como referência, tendo como resultado um diferencial e destaque na prateleira.

Antes apresento uma relação dos elementos que foram utilizados para compor o design das embalagens e rótulos, são eles: cores vibrantes, paisley, vestimentas e adornos, animais, hena, arquitetura, flores e fontes que são inspirados nas caligrafias mais comuns do país.

 

design indiano

Uso da hena e outros elementos da cultura, no rótulo do Umis’s kitchen.

 

design indiano

Embalagem do chá Basilur (sempre quando vou ao mercado, admiro por um tempo a embalagem).

design indiano design indiano

Chá Tea India, embalagem desenvolvida pela agência Embrace Brands, para o lançamento do produto na Inglaterra. 

design indiano

Vestimentas e adornos tradicionais, fazem parte das ilustrações da goma de mascar Happydent Complete Gum.

design indiano

design indiano

Chá Jaipur Avenue, design baseado na arquitetura dos palácios reais de Jaipur.

design indiano design indiano

A Kaveli é uma marca de alimentos que utiliza em suas embalagens o pavão, que é um animal sagrado na cultura indiana.

 

design indiano

A Domata, marca de farinha livre de glúten, utiliza em suas embalagens as flores, que são frequentemente usadas em tecidos das vestimentas indianas.

design indiano

Cores vibrantes fazem parte do design do livro de receita India cookbook.

design indiano

O Boticário, embalagem dourada com uma flor de lótus.

Você conhece outras marcas que usam ou já usaram os elementos da cultura indiana nas suas embalagens ou rótulos? Deixe nos comentários uma imagem ou nome. ;) 

 

 

 

 

Clique aqui para comentar ( )