Engana-se quem pensa que a função de um social media é só postar foto bonita nas redes sociais. Muito além da publicação, há um trabalho intenso de análise de tendências, perfil de usuários, atualização de aplicativos e conhecimento de produto para atrair o público e gerar retorno ao cliente. Para dar uma mãozinha nesse processo, a Sprinklr – especializada em gestão de redes sociais – divulgou sua pesquisa anual Horários Nobres nas Redes Sociais.
A empresa avaliou o comportamento de usuários e marcas no Facebook, Twitter e Instagram durante todo o ano de 2015. Além da visão geral, o levantamento ainda traz uma análise inédita por segmentos de mercado e Gerenciamento de redes sociais. Para chegar ao resultado abaixo, a Sprinklr analisou mais de 160 milhões de menções nas redes considerando os dias e horários mais movimentados em cada uma delas. Uma ferramenta poderosa para quem quer dar um up no alcance.
Os melhores dias para o Facebook são terças e quartas. No entanto, há um equilíbrio nos acessos durante os dias úteis. O melhor horário é no intervalo para o almoço.
A participação dos usuários por dia da semana em percentual é:
- Domingo – 9,9%
- Segunda-feira – 15,1%
- Terça-feira – 16,5%
- Quarta-feira – 16,8%
- Quinta-feira – 16,1%
- Sexta-feira – 15,1%
- Sábado – 10,6%
Os melhores dias para o Twitter também são terças e quartas, mas no período da noite. Os picos de audiência são entre 21h e 23h. O aumento se explica pela preferência dos usuários em comentar – em tempo real – sobre novelas, reality show e jogos de futebol na rede dos 140 caracteres.
A participação dos usuários por dia da semana em percentual é:
- Domingo – 11,8%
- Segunda-feira – 14,1%
- Terça-feira – 15,7%
- Quarta-feira – 16,7%
- Quinta-feira – 16,6%
- Sexta-feira – 14,4%
- Sábado – 10,7%
Os melhores dias para o Instagram são quintas e sextas. Diferente dos outros aplicativos, é possível perceber que não há picos de audiência no Instagram, mas ainda assim os melhores horários são no intervalo do almoço, entre 11h e 14h, e de noite, das 18h às 22h.
A participação dos usuários por dia da semana em percentual é:
- Domingo – 13,5%
- Segunda-feira – 14,0%
- Terça-feira – 14,3%
- Quarta-feira – 14,5%
- Quinta-feira – 14,8%
- Sexta-feira – 14,6%
- Sábado – 14,1%
Redes Sociais e segmentos
A pesquisa também avaliou o conteúdo das postagens por segmento para analisar a aplicabilidade em cada rede social considerando as peculiaridades e foco do público.
E agora?
Diante dos resultados, os profissionais devem ter em mente o quão difícil é se destacar num ambiente tão concorrido. É importante não esquecer que o seu público é único e cada rede social tem um perfil e uma forma diferente de trabalhar.
O planejamento é a chave para extrair o máximo das ferramentas e alcançar os consumidores. O grande desafio agora é descobrir como produzir um conteúdo relevante e engajador e, ainda, como se fazer notar no momento que seu consumidor está conectado. Atenção com o time é uma forma excelente de não perder oportunidades.
Então é isso…
Que a força esteja com vocês!