Design

Diagrama da Anatomia do Sistema de IA vence design do ano 2019

O infográfo e o projecto de pesquisa Anatomia do Sistema de IA (Inteligência Artificial) é a vencedora do design do ano 2019 do The Design Museum, na categoria de design digital. O projecto revela as consequências sociais e ambientais dos dispositivos de assistente de voz. Analisa a quantidade de trabalho humano, dados e recursos necessários durante a vida útil de apenas um dispositivo, desde a fabricação até o descarte, usando o popular dispositivo Amazon Echo como exemplo.

Da autoria de Kate Crawford e Vladan Joler, o projecto demonstra o impacto do dispositivo em escala global, desde a extração de metais da terra necessária para construí-lo e os efeitos ambientais resultantes, até os dados pessoais sobre o usuário que o dispositivo reúne.

O projecto também destaca as enormes disparidades salariais entre executivos que trabalham no setor e as crianças empregadas para extrair minerais, que teriam que trabalhar 700.000 anos para ganhar a mesma quantia.

Anatomia de um sistema de IA compreende um mapa visual e um ensaio

O The Design Museum atribuiu igualmente prémios para outras categorias, nomeadamente: arquitectura, moda, produto, design gráfico e automóvel.

Arquitectura

Sameep Padora and Associates venceu a categoria arquitetura pela Maya Somaiya Library , uma biblioteca escolar em Kopargaon, perto de Mumbai, na Índia.

O design do edifício permite que as crianças andem e brinquem no telhado. Ilori elogiou seu “design elegante, que era tudo sobre comunidade” e enfatizou que cumpria os objetivos duplamente importantes de lazer e educação.

Design de moda

A colaboração da Adidas e do designer Ji Won Choi ganhou o melhor design de moda do ano

Na categoria moda, o vencedor foi uma colaboração entre a marca de roupas esportivas Adidas e a designer Ji Won Choi, que combina a silhueta das roupas tradicionais coreanas e os fatos de treino da marca.

O Hajj descreveu como uma “colaboração muito boa”, afirmando que ganhou “porque usou uma linguagem de design tradicional de uma nova maneira”.

“É uma coisa rara – uma abordagem genuinamente interessante e fresca sobre roupas esportivas”, disse Hajj. “Ele brinca com proporção e é um excelente uso do corte de padrões”.

Design gráfico

A marca, gráficos e sinalização na sede da empresa de beleza Amorepacific ganharam o prêmio de gráficos

Em gráficos, o prêmio foi para Sascha Lobe no Pentagram com L2M3 por suas marcas, gráficos e sinalização da nova sede da empresa de beleza e cosméticos Amorepacific, em Seul, projetada por David Chipperfield .

“O wayfinding é uma das áreas mais desafiadoras do design gráfico, e essa execução é requintada e inteligente”, disse Douglas.

“O mapa simples de quatro lados que relaciona o prédio com o rio, a montanha, o parque e a cidade circundantes significa que você sempre sabe onde está no prédio”, disse ela. “É sensível à arquitetura e altamente funcional”.

Produto

Catch, um simples kit de teste de HIV, venceu a categoria de design de produto

O vencedor da categoria de design de produto foi Hans Ramzan pelo Catch, um simples kit de teste de HIV . O dispositivo de autoteste de baixo custo foi desenvolvido para usuários em países emergentes que podem não ter acesso à assistência médica para diagnóstico precoce.

Thompson apontou que o design “ajudará a salvar vidas” e mostra como o design pode ter um impacto positivo. “Este projecto será particularmente útil onde ainda exista estigma em torno do HIV e AIDS e onde o custo seja uma barreira ao diagnóstico”, afirmou.

Design de transporte

O ônibus autônomo de Muji e Sensible 4 ganhou o design de transporte do ano

Muji foi o vencedor na categoria de design de transporte, pelo automóvel autônomo criado pela empresa finlandesa Sensible 4. Funciona em todas as condições climáticas, é útil, eficiente e bonito.

O director do Museu de Design, Deyan Sudjic, descreveu os prêmios como uma “parte vital” da produção do museu. Elogiou o programa de prêmios por trazer à linha de frente “o novo design mais revelador, intrigante e emocionante de todo o mundo”.

O Design Museum é um museu em Kensington , Londres, que abrange produtos, design industrial, gráfico, moda e arquitectura.

Fonte: dezeen.com

Clique aqui para comentar ( )