O maior concurso do mundo de fotografia na área de jornalismo, o World Press Photo, divulgou sua lista de vencedores para a versão do ano de 2016. Vale ressaltar que no concurso também participam as fotografias tiradas durante o ano passado (2015). O júri de 18 pessoas validou o total de 82.951 fotos diferentes, clicadas por mais de 5 mil fotógrafos de 128 países.
O principal prêmio (foto do ano) saiu para o australiano Warren Richardson, com a seguinte foto:
A foto, entitulada ‘Esperança de uma nova vida’ é o clique de um refugiado tentando atravessar a fronteira da Sérvia com a Hungria na noite de 28 de agosto de 2015. Após cinco dias acampando junto aos refugiados, Richardson presenciou a chegada de 200 pessoas caminhando escondidas entre as árvores, passando para o lado Húngaro. Primeiro foram as mulheres e crianças, logo após os idosos e pais de família. O fotógrafo declara: “Brincamos de gato e rato com a polícia durante a noite toda e não pude usar flash por causa da polícia. Utilizei apenas a luz da lua”.
O júri considerou a foto Perturbadora e importante, afirmando que a tensão e ansiedade podem ser sentidas sutilmente, pois a foto demonstra a emoção e sentimentos de um pai tentando encaminhar seu filho para um mundo do qual quer pertencer.
Na categoria ‘Notícias Gerais’, o brasileiro Mauricio Lima (freela do NY Times) foi o vencedor, com a fotografia de um combatente do estado islâmico e adolescente, gravemente queimado e ferido, sendo atendido em um hospital Sírio.
Veja outras fotos vencedoras:
Você pode ver mais fotos neste link.