A Arte do Design apresentada (episódio da Netflix também disponivél no Youtube) é narrada por um dos mais famosos fotógrafos do mundo: Platon. Nascido na Grécia, o artista conta em um rico portfólio que fotografar não é um misto de clique regrado, é uma arte profunda.
Não é de hoje que a fotografia existe, revelar fotos e gravá-las é algo que existia até durante as primeiras grandes guerras. É mais que uma foto! Platon mostra nesse pequeno curta como seu trabalho é árduo e de entrega. O fotógrafo grego conta que suas fotos são uma conversa, uma interação de olhar e história. Não são poses prontas, são espelhos da alma. E é notório ressaltar que na história da fotografia, grandes fotógrafos como Aoron Siskind tinham esse pensamento, que a fotografia era sentir, tocar e amar.
Platon deixa isso claro em meio ao seu documentário. Ele conversava com seus “modelos” antes de eternizá-los em um retrato, procurava sua dor e sabia qual valor aquela imagem iria entregar aos olhos do espectador. Ele queria contar a história através de um quadro, em cada detalhe, desde a iluminação até os traços abordados em uma expressão facial. O ângulo em que a mensagem iria ser entregue, aonde o espectador iria ser tocado… Platon é preciso, um ótimo roteirista de imagem.
A arte de um projeto pensado e estudado. O fotógrafo grego ama o que faz, se entrega a cada sessão. Ele é o próprio espectador emocionado com sua própria história. Platon presencia a dor e a narra através de uma foto. O que o fotógrafo passa ao contar sua experiência é que ele ama ser um artista, não apenas eternizar fotos, e sim histórias. Seus álbuns de fotografias são livros e em cada imagem é possível notar sua trajetória.
Nesse documentário é possível notar que quando um trabalho é feito com amor, ele é emocionante. E dentro da fotografia é muito mais. É possível viajar ao observar cada detalhe de uma imagem, e Platon mostra isso! Fotografar é eternizar uma história, um momento, uma saudade, uma dor. E depois de vê-la, se sentir tocado.
É interessante assistir ao curta e aprender e conhecer mais das técnicas usadas por Platon, saber sobretudo muito mais quem são esses gigantes nomes da história que ele gravou em um clique. E você, conhece algum desses rostos? No documentário conta mais sobre a trajetória por trás dessas fotografias, recomendo muito assistir e descobrir a arte de Platon.
4 Comentários
Abstrac é como um carinho na alma dos criativos. Cada episódio mexe com nosso imaginário. Estimula, incentiva, recria. É uma boa pedida para os momentos de ócio.
Descreveu perfeitamente!
Ahhhhh vou assistir
Veja, quero feedback! hahah