Design McDonald’s inaugura a menor loja do mundo – só para abelhas

McDonald’s inaugura a menor loja do mundo – só para abelhas

Por jessicaalcantara

Não, você não leu errado. Na semana passada, McDonald’s, a mais famosa rede de fast-food, “inaugurou” a sua menor loja do mundo. A mini versão de seus restaurantes é para homenagear as abelhas que polarizam mais de 80% das nossas plantações. Em todo o mundo, as abelhas estão morrendo em níveis alarmantes e umas das principais razões é o uso excessivo de pesticidas, ejeção de diesel, práticas agrícolas intensas e a introdução de novas espécies parasitas. Para você ter uma noção, apenas no Estados Unidos, cerca de 44% das colônias foram perdidas só em 2016.

Diante a este cenário, uma das filiais do McDonald’s, localizada na Suécia, criou um pequeno restaurante que faz parte de uma campanha para incentivar a criação de espaços favoráveis para a multiplicação dos insetos na cidade.

Fonte: Adweek

Chamada de McHive, a mini loja é bem pequena, incapacitando um ser humano adentrá-la. Porém, a mesma tem a capacidade de abrigar milhares de abelhas. Cada detalhe foi trabalhado minuciosamente para que o pequeno restaurante fosse uma réplica das lojas da rede em tamanho real: a pequena construção exibe um letreiro do fast-food, entrada para drive-thru, espaço para sentar e até pequenos anúncios no vidro. Esse projeto foi desenvolvido pela agência de publicidade escandinava Nord DDB – que também lançou um vídeo dos bastidores de sua construção.

Fonte: Casa.com.br

Fonte: Megacurioso

Fonte: Casa.com.br

Esta ideia tem inspirado vários franqueados em todo o país e estes estão se unindo à causa implantando colmeias no telhado das suas lanchonetes e substituindo a grama em torno de seus restaurantes por flores e plantas que são de grande importância para as abelhas.

“Temos muitos franqueados dedicados que contribuem para o nosso trabalho de sustentabilidade, e é bom podermos usar nosso tamanho para ampliar uma ideia tão grande quanto as colmeias nos telhados”, disse Christoffer Rönnblad, diretor de marketing do McDonald’s na Suécia, à Adweek.

A boa notícia é que a apicultura obteve um crescimento favorável nos últimos anos, principalmente em cidades como Londres, Melbourne e Paris, graças ao aumento de telhados verdes, que ajudam a reter água da chuva, melhoram o clima do edifício e a qualidade do ar. Sobre Londres e a qualidade do ar, outras medidas já foram tomadas como já comentei com vocês aqui no Design Culture, sobre a CityTree, a árvore “hightech” que limpa o ar.

Assista o vídeo abaixo e veja maiores detalhes sobre a mini loja McHive:

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2024  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A