Design

Um copo de café para redefinir hábitos

Créditos: Reduce. Reuse. Grow.

“Ter filhos, escrever um livro e plantar uma árvore.”

Quem nunca escutou que estas são as três coisas que se deve fazer antes de morrer? Se você realmente acredita nisso e pretende executar, acredito que você vai ganhar tempo para plantar sua árvore enquanto toma seu café e escreve seu livro.

A Reduce. Reuse. Grow., empresa americana, localizada na Califórnia projetou um copo de café sustentável que além de ser biodegradável, como muitos que já são utilizados em algumas instituições e eventos, possui sementes em sua composição e isso se caracteriza como principal diferencial inovador. O que garante que o usuário possa plantar seu copo após terminar seu café e dar mais uma árvore para nosso planeta.

A empresa afirma que as sementes que irão compor os copos irão variar de acordo com o lugar em que estes serão vendidos, uma vez que existem diferentes tipos de árvores que são características de cada região. Acreditam também que as lojas que fizerem uso de seus copos deverão encorajar seus consumidores a plantarem árvores através de ações de marketing e ainda afirmam que se o consumidor por alguma razão não quiser ou não puder fazer uso do copo para este fim, poderá deixa-lo em algum ponto de coleta para que a fabricante possa planta-lo.

Caso o copo não venha a ser plantado ou deixado em algum ponto de coleta ele só levará cerca de 180 dias para se degradar por completo e  outro detalhe importe é que seu material não é tóxico de nenhuma maneira para o meio ambiente.

Créditos: www.boredpanda.com

Ainda segundo a Reduce. Reuse. Grow., cada copo plantado será responsável por extrair cerca de uma tonelada de CO2 da atmosfera por ano. Nos Estados Unidos da América, cerca de 146 milhões de copos de café são descartados anualmente.

Já imaginou se isso virasse um hábito de todos estes consumidores e estes milhões de copos se tornassem árvores?

Esse questionamento me fez refletir a respeito da seguinte temática: quantos de nós levamos a sério a sustentabilidade em todos os projetos em que estamos envolvidos?

Particularmente, acredito que poucos… Se você consegue levar a sustentabilidade a sério em todos os projetos em que está envolvido, eu realmente gostaria de saber como você consegue fazer isso.

Afinal, podemos até falar bastante sobre sustentabilidade, ter grandes designers que fazem grandes projetos voltadas para esta temática, mas muitas vezes tratamos a sustentabilidade como uma área “separada” do Design quando na verdade ela deveria fazer parte de qualquer projeto que esteja sendo desenvolvido.

Já imaginou se todos começássemos a criar soluções que realmente levem a sustentabilidade a sério? Será que para isso acontecer seria preciso modificar o modo em que estamos acostumados a observar os problemas que queremos solucionar? Ou até mesmo mudar a maneira que nossos futuros designers são educados nos cursos de graduação?

Será que só assim, questionar e repensar coisas que já estão bem resolvidas, como simples copos se tornaria algo comum em nosso cotidiano?

Afinal, como disse Mauri Ribeiro, em seu artigo “Você já se reinventou dentro do design?“:

“Talvez mudar o que você já se familiariza seja difícil, mas pode ser que isso faça você alcançar outros patamares que nem você imaginava que conseguiria.”

Por fim, sugiro que confiram o artigo do Mauri porque está extremamente inspirador, principalmente para aqueles que gostam de ficar pensando em todo o potencial que o Design possui e quanto dele estamos conseguindo explorar.

Clique aqui para comentar ( )