Design

Webflow: uma alternativa profissional ao Wix.

É inegável a controvérsia que se há em volta da plataforma de criação de site Wix. É muito comum ver, principalmente desenvolvedores de site, criticando a ferramentA como algo extremamente amador e ruim. Mas caminhando um pouco para o centro e evitando extremos, podemos claramente reconhecer os benefícios de se criar um site no Wix. Grande parte do freelancers optam por fazer seu site lá por ser mais encontra financeiramente e, além disso, ser um site muito fácil de se customizar, mais até que o famoso WordPress.

Além de poder criar seu site do zero, a plataforma te dá inúmeras opções de templates para se escolher como ponta pé inicial, desde um lading page a um eCommerce. Outra coisa que atrai bastantes designers a escolherem a plataforma também, é a interface intuitiva, onde qualquer pessoa, sem conhecimento algum de programação, consegue criar um bom site do seu jeito. Praticamente toda a edição do site é feita na base do arrastar, clicar e soltar. Mas uma coisa que no início fazia muitas pessoas evitarem o Wix era o fato dele não se adaptar a dispositivos mobile, mas de um tempo para cá esse problema foi resolvido, agora é muito fácil você fazer as alterações necessárias para que a interface do seu site se adapte a qualquer dispositivo, mas mesmo assim fica bastante visível que o Wix não consegue substituir uma plataforma mais profissional 100%.

Mas nem tudo são flores, a plataforma ainda tem inúmeros problemas a serem resolvidos. Uma das coisas que percebo, por usar a plataforma, é a dificuldade de suporte da empresa, mesmo com inúmeras respostas para perguntas mais frequentes, é quase impossível você conseguir resolver seu problema caso ele fuja do padrão e não se encontre ali. Outra questão é o fato de que quando você cria seu site no Wix, ele só funcionará lá, mesmo que você queira trocar de hospedagem, será necessário reconstruir todo o seu novamente nessa nova plataforma.

Uma coisa que poucos designers conhecem, e que é uma ótima alternativa para o Wix e WP, é a plataforma Webflow. “Webflow surge com a proposta básica de simplificar a construção de sites responsivos, que funcionam bem tanto para quem acessa nas grandes telas dos desktops quanto para quem vê em tablets e smartphones. A premissa é a mesma do finado Microsoft Frontpage, com a tendência de ser uma “wordpressização” dos sites responsivos – em vez de se preocuparem com conhecimento técnico, os usuários terão apenas que usar a criatividade e as ferramentas disponíveis para construir sites responsivos, criar efeitos em imagens e animações do tipo “transitions”.” [1]

O Webflow é extremamente personalizável. A ferramenta ajuda você a projetar e desenvolver ao mesmo tempo. Assim como o Wix, você ainda pode usar um template padrão para criar e projetar seu site. No entanto, o Webflow permite que designers e desenvolvedores tenham o poder de projetar, criar e lançar sites dinâmicos personalizados, enquanto ele escreve códigos semânticos limpos para você. Além disso, diferentemente do Wix – que gera códigos de formas extremamente sujas -, o Webflow, como disse, gera códigos CSS e HTML de forma limpa e organizada. Os projetos criados com Webflow são responsivos por natureza, de modo que qualquer projeto que você criar para desktop será automaticamente gerado de modo responsivo para tablets e dispositivos mobiles. Dentro do Webflow, o designer pode ajustar facilmente as variações dos dispositivos móveis, criando uma ótima experiência, independente de onde você o acessa.

É muito importante que um designer saiba que ferramentas como o Webflow, e outras similares, não substituem um programador plenamente. Contar com assistência de bons profissionais é sempre importante.

Todavia, o avanço dessas ferramentas possibilitam que os designers possam se envolver mais ativamente no processo de desenvolvimento. Os designers devem estar muitos atentos a estas novas possibilidades. [2]

No vídeo abaixo você pode perceber a diferença entre essas duas plataformas, e os prós e contras da mesma.

Fonte: 1

Fonte: 2

Clique aqui para comentar ( )