Design

Você já ouviu falar de Design Estratégico? Vale a pena conferir

Fonte: Fotolia

O termo pareceu redundante? Pois é, essa é a impressão que alguns profissionais tem na primeira leitura. Vamos conhecer um pouco mais?

Para simplificar, Design Estratégico é uma abordagem do Design que, além do seu objetivo padrão – função – implica na geração de relações que visem a sustentabilidade e crescimento do projeto.

No cenário atual, o que temos visto é a forma é um apelo à estética em demérito da sua razão principal, como citei anteriormente.  Ao compreender essa definição chegamos facilmente a uma conclusão: o Design é o possibilitador de soluções que integram, geram empatia e podem ser escaladas.

Segundo Leonardo Ferreira:

“A definição base de design estratégico parte da noção de que atualmente o designer não projeta apenas artefatos providos de sentido ou que resolvam problemas de forma e função, mas, sim, que busca projetar e resolver problemas de toda uma cadeia de valor. O Design Estratégico, se caracteriza especialmente pelo senso sistêmico e multidisciplinar, trazendo para competências de projetos, pessoas, métodos, processos e ferramentas advindas de áreas como gestão, marketing, comunicação e tecnologia. Todas as ações são pensadas de forma estratégica, sistemática, inovativa, colaborativa, empática, contextual e coordenada dentro de um único sistema”

Compreender a construção de ecossistemas que possibilitem soluções sustentáveis para qualquer projeto é a razão principal do Design Estratégico e seu impacto como prática na vida profissional é a geração de vínculos duráveis, resultados visíveis e mensuráveis.

Sendo suas bases estão na análise das tendências internas e externas e dados, resultando na melhor tomada de decisões com base em fatos e não apenas no valor estético/intuitivo, tornando-se assim uma das formas mais eficazes de pesquisa, desenvolvimento e gestão.

Inteligência artificial aplicada ao Design

Chatbox, realidade aumentada, automação e outros conceitos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, o que torna ainda mais necessário compreender como esses mecanismos/ferramentas funcionam.

Essa “inusitada”, mas possível integração só começou a se tornar mais próxima e possível com a abertura de serviços ondemand baseados em inteligência artificial pela Google Cloud, IBM Watson, Amazon e Microsoft Azure, agora já é muito mais fácil e possível integrar soluções dessa natureza em nossos projetos (por mais que ainda seja necessário ter um desenvolvedor no time ou adquirir uma solução pronta).

Estamos vivenciando um repleto de possibilidades de integração graças aos avanços tecnológicos e pesquisas.

O Designer Leonardo Ferreira tem estudado e realizado diversas pesquisas sobre o Design Estratégico e suas aplicações em diversas áreas, inclusive através da IA e, nas suas palavras “COMPLEXIDADE É A NOVA OPORTUNIDADE!”. Sendo assim, vale a pena pesquisar, interagir com profissionais que atuam já com estas possibilidades e estar aberto à expandir conhecimentos e possibilidades.

Quer conhecer mais sobre o Design Estratégico e as possibilidade do uso da IA no Design? O Ferreira Studios em parceria com a IBM, estará realizando um Webinar “Watson e Inteligência Artificial aplicada ao Design”. Um momento imperdível para ampliar conhecimentos.

Na próxima semana, o Leonardo estará divulgando um artigo completo sobre o assunto com riqueza de detalhes e com uma abordagem sempre muito agradável. Não perca.

E ai? Vai deixar essa oportunidade escapar?

Inscreva-se clicando aqui!

 

Clique aqui para comentar ( )